Como cuidar de Orquídea Dendrobium

COMPARTILHE! 🙂

Vamos te mostrar como cuidar de orquídea Dendrobium. Aprenda com as dicas e faça com que sua orquídea fique sempre muito linda, saudável e florida.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Essa orquídea é perfeita para orquidófilos iniciantes que querem uma orquídea prática e simples de cuidar.

Essa planta possui um período de dormência, portanto fique atenta as dicas e cuide muito bem da sua Dendobrium também.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Comumente, essas orquídeas seguem os ciclos que vamos te mostrar a seguir. É importante que você esteja esperta com esse fato para saber como cuidar da orquídea adequadamente.

Floração – Vai do inverno até primavera.

Crescimento – Já o seu crescimento, se dá entre o verão até outono (essa é a fase que a muda ou os novos keikis aparecem).

Dormência – Essa orquídea entra no período de dormência no final do outono até inverno. Nessa fase a planta vai focar no crescimento raízes e as folhas param de crescer.

É preciso notar que muita gente pode achar que a orquídea está morrendo, mas pode ser apenas que ela esteja entrando em seu período de dormência.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Temperatura

As orquídeas Dendrobium preferem temperaturas moderadas, não sendo muito apropriado para elas um clima muito frio. Mas nem todas as espécies dessa orquídea reagem de forma ruim ao clima mais frio.

De fato, é preciso ter cuidado com a temperatura, pois dependendo do clima não ser o ideal para ela, as folhas da sua Dendrobium podem até começar cair.

A dica é a seguinte: se a sua orquídea estiver com a folha verde escura demais, ela pode estar precisando de sol.

Mas se as folhas estão com uma cor mais amarelada, é sinal de que há sol em excesso.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Lembre-se sempre que a iluminação é um dos fatores principais para a saúde de sua orquídea. Já que uma iluminação inadequada pode fazer com que ela não floresça.

Umidade

As orquídeas Dendrobium adoram umidade. O ideal são cerca de 50% a 60% na seca e 70 a 80% no período mais chuvoso.

Nesse caso a dica é a seguinte: se chover muito, você pode trazer a planta pra dentro. Já se o clima estiver muito seco, você pode colocar um pote com água e britas ao lado de sua orquídea.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Lembrando de trocar a água sempre para não correr o risco de proliferar mosquitos da dengue.

Rega

A rega das orquídeas e qualquer planta varia muito de região para região do país. Por isso, é importante que você sinta por experiência própria como é a melhor maneira para regar a sua plantinha.

A rega poderá ser 2 vezes na semana ou até mesmo todo o dia. A dica para saber se está na hora de regar é enfiar o dedo no substrato e sentir se ele ainda está úmido.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Se estiver úmido, não precisa regar. Agora se estiver seco você poderá regar sua orquídea Dendrobium.

Substrato

Os substratos melhores e mais recomendados para plantar sua orquídea Dendrobium são:

  • Chips de coco
  • Pedaços de carvão
  • Brita
  • Esfagno
  • Casca de pinus

Você pode optar por utilizar só um desses substratos ou então fazer uma mistura com os que você desejar para plantar sua orquídea.

Adubo

A orquídea Dendrobium é uma planta que precisa de fertilizante em quase todas as fases que ela possui. Exceto na fase de floração.

É importante adubar principalmente no período de crescimento. Dê muitos nutrientes a sua orquídea para que ela cresça de forma plena.

Para utilizar fertilizantes químicos, use um que contenha mais nitrogênio ou algum mais equilibrado, como o NPK 20-20-20.

v

A adubação deverá ser feita 1 vez por semana com apenas 1/4 da força que é recomendada na embalagem do produto.

No fim da estação de crescimento, diminua o fertilizante mas continue com um NPK que seja equilibrado, como o 10-10-10.

É importante não adubar em excesso a orquídea Dendrobium. Para saber disto, fique atenta nas folhas da planta. Se elas estão com descoloração ou queimando, pode estar ocorrendo isto e você deve então aumentar o tempo para adubá-la novamente.

Se ela se apresentar como uma planta fraca, também pode ser adubação em excesso. Mas também pode ser falta de iluminação adequada.

Para aplicar, basta colocar a quantidade adequada em um vaporizador ou regador e regar a sua planta.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Se você prefere usar adubos orgânicos, pode optar por tortas vegetais, como a torta de mamona; esterco bovino, cama de aviário, tortas vegetais, turfa, entre outros.

Como estes adubos serão sólidos, você pode deixá-os de molho e usar o líquido para regar suas orquídeas. Ou pode fazer trouxinhas com borra de café ou tecido com o adubo. Toda vez que você for regar, você deverá regar a trouxinha também.

Vaso e Localização

É preciso escolher um lugar que seja perfeito para a sua orquídea Dendrobium. Não pode ter excesso de sol para não queimar as folhas, mas também não pode ser em um ambiente que falte a luz adequada, já que essa orquídea precisa de muita luz.

A ventilação também é importante para essa orquídea. É ideal escolher um local aonde chegue aquele ventinho.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Essas plantas ficam ótimas tanto em vasos, como também em árvores, que é o seu habitat natural. Veja aonde você pode plantar sua Dendrobium:

  • Vasos
  • Coco
  • Tronquinhos
  • Garrafa PET
  • Cestinha
  • Árvores

Para plantar em vasos, pode ser em vaso de barro, vaso de garrafa PET, vaso de plástico e até mesmo outras ideias legais, como plantar orquídeas em cocos.

Como cuidar de Orquídea Dendrobium

Frisando que se for plantar num vaso (coco, garrafa PET, vaso de plástico e etc.), ele deve estar todo furado. Pois essa planta também faz a fotossíntese com suas raízes.

Agora que você já viu como cuidar de orquídea Dendrobium, você está preparada para cuidar muito bem da sua. Afinal, sabemos que a nossas lindas orquídeas merecem aquele carinho especial. 🙂

Orquídeas em Cocos

Ideias para Plantar Orquídeas no Coco

→ como plantar orquídeas em coco

Veja nesse post como pode ser incrível plantar suas lindas orquídeas em cocos. Você vai amar e poderá fazer algo semelhante em casa também. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: orquideassemsegredos.blogspot.com, orquideascomamor.com, orquidario-virtual.blogspot.com, instagram.com/mikha_shelhya, eerikas-bilder.de, pinterest.com, orchidsforum.com & instagram.com/ra.greenworld

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*