Como cuidar de Orquídea Sapatinho

Aprenda como cuidar de orquídea sapatinho com este post especial e encantador. Afinal, esta flor é linda e pode deixar qualquer lugar ainda mais lindo.

Linda Orquídea Sapatinho

A orquídea sapatinho ou queixuda, como também é conhecida, tem esse nome por ser muito semelhante a lindos sapatinhos. O seu nome cientifico é Cypripedioideae.

É uma planta fácil de cuidar e que tem uma peculiaridade diante a maioria das orquídeas. Essa é uma orquídea de solo, ou seja, ela pode ser plantada na terra. São originárias do continente asiático, principalmente dos países China, Filipinas e Laos.

Como cuidar de Orquídea Sapatinho

Aprenda como cuidar desta orquídea maravilhosa e que pode te dar várias surpresas com flores maravilhosas e muito perfumadas.

Cypripedioideae

Como já mencionamos, esse é o nome cientifico da orquídea sapatinho. Exuberante, esta flor tem um labelo muito interessante que parece um sapatinho. Ela é uma orquídea que pertence ao gênero Paphiopedilum.

Como cuidar de Orquídea Sapatinho

Luz do Sol

Como a maioria das orquídeas, a sapatinho gosta de muita luminosidade, mas ela não pode ficar diretamente exposta ao sol. 

Linda Orquídea Sapatinho

Essa orquídea deverá ficar sempre em um lugar sombreado com uma boa incidência de luz.

Rega

Ela precisa receber poucas quantidades de água durante o verão. Já no inverno, apenas se o ambiente não for úmido, a rega poderá ser feita cerca de três vezes por semana.

Como cuidar de Orquídea Sapatinho

A rega sempre varia muito de acordo com a região do país que você mora. Na maioria das vezes, só nós poderemos saber a quantidade de rega ideal para a nossa plantinha.

É por isso que cabe a nós ficar sempre de olho aos sinais que a planta emite. Folhas verdes muito escuras, pode ser reflexo de muita água e pouca luminosidade.

Linda Orquídea Sapatinho

É preciso equilibrar bem entre o sol e as regas, para se ter um verde vívido nas folhas, mas não tão escuro. Isso é um dos indicadores que mostram que a sua planta está saudável.

Substrato

Essa planta é diferente da maioria das outras orquídeas. Ela é uma planta de solo e deve ser plantada na terra. Você pode misturar a terra com húmus e esterco de vaca curtido também. Ou fazer do jeito que preferir.

Como cuidar de Orquídea Sapatinho

O importante e principal é fazer um substrato a base de terra. Faça isto e a sua orquídea sapatinho ficara bonita e super saudável.

Adubo

Para deixar sua planta forte e saudável, utilize fertilizantes naturais ou químicos. No caso de usar adubos naturais, você pode utilizar uma torta de mamona, húmus, entre outros adubos naturais para plantas.

Linda Orquídea Sapatinho

Agora, se for utilizar fertilizantes químicos, você deverá usar algum que tenha mais nitrogênio. Pode ser também um produto com os nutrientes mais equilibrados. O NPK 20-20-20 é um exemplo.

Floração

Comumente as orquídeas sapatinho florescem uma vez por ano. Elas florescem nos meses mais frios e com mais umidade.

Linda Orquídea Sapatinho

Suas flores são lindas e exuberantes. E o seu labelo,é a parte mais delicada e diferente da flor. É simplesmente uma flor perfeita e fácil de cuidar.

Mais Dicas para Orquídeas

→ como cuidar de orquídea chocolate

Veja também como cuidar de orquídea chocolate. Essa é outra orquídea linda e que pode te encher de encanto de tanta beleza!

→ como cuidar de orquídea dendobrium

Você vai amar também conhecer os cuidados básicos para cultivar uma orquídea dendobrium. É isso, pessoal! Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: orquicultura.com.br stylist.co.ukorchidcrazeme.blogspot.com orchids-flowers.com br.pinterest.com ultrafeel.tv

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*