Mensagens para São João

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Vamos te mostrar como cuidar de Orquídea Phalaenopsis. Aprenda como deixar de suas orquídeas ainda mais lindas com essas dicas!

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Muita gente pensa: -Ganhei uma orquídea, como cuidar? Vamos te mostrar como pode ser fácil cuidar da sua orquídea borboleta, a famosa phalaenopsis, em seu lar.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

De fato, cuidar de uma orquídea phalaenopsis não é tão difícil. Basta seguir algumas regrinhas básicas para cuidar dessa orquídea e sua phal vai ficar muito linda!

Luz

A orquídea phalaenopsis não gosta de luz direta do sol, como a maioria das orquídeas. Ela prefere a luz indireta sombreada. Ou seja, coloque ela no terraço numa sombra que pegue apenas luz do sol indireta. Pode ser numa janela também.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

A exposição direta ao sol pode causar sérias queimaduras. Caso a planta esteja reagindo mal ao local que você colocou, veja se isso está ocorrendo pelo excesso ou pela falta de luz de sol, baseando-se no local que você colocou e na incidência de sol naquela posição.

Substrato

As raízes da orquídea phalaenopsis não gostam de terra. Na natureza, essa planta fica em troncos de árvores. Por isso, é necessário criar um cenário parecido. Dá para fazer isto com chips (pedaços) de coco, casca vegetal carbonizada (como casca de arroz) ou esfagno. Muita gente usa brita também, como vamos explicar a seguir.

É preciso tomar cuidado com o substrato que vai usar por conta da retenção de umidade. Por exemplo, se você escolhe pedaços de coco, esfagno ou os dois juntos, é necessário tomar cuidado na hora da rega para não regar demais e deixar as raízes da sua planta muito úmidas. Dessa forma, elas podem apodrecer a matar sua orquídea.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

É por isso que muita gente utiliza brita para ser o substrato de orquídeas, inclusive a phalaenopsis. A brita não retém água e dificulta um possível apodrecimento de raiz. Mas se for utilizar este substrato, é preciso dar nutrientes a planta de alguma forma. Como adicionar cascas vegetais carbonizadas ou fazer trouxinhas com torta de mamona e farinha de ossos.

No caso de fazer estas trouxinhas para colocar no vasinho, você deverá molhar lá toda vez que for regar a planta. É uma maneira muito fácil e atrativa para plantar orquídeas.

Rega

A rega de qualquer planta vai depender da região que você mora. Se você mora numa região muito úmida, deverá regar cerca de 2 a 3 vezes por semana. Mas se você mora em um lugar quente, pode ter que regar até mais de uma vez por dia.

Saiba de uma coisa, a orquídea phalaenopsis adora umidade. Por isso, é sempre bom deixá-la com as folhas com umidade. Contanto, é preciso tomar muito cuidado para não regar as raízes demais e com isso, apodrecê-las.

Vaso

As raízes da phalaenopsis também fazem fotossíntese. Devido a isto, você também pode usar vasinhos transparentes. Mas dá para plantá-las em vasinhos normais e opacos também.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Até em cascas de cocos você pode plantá-las, porém não é tão recomendado pois você vai notar que suas raízes precisarão ir para fora do vaso para fazer a fotossíntese.

Adubo

Você pode adubar com trouxinhas de torta de mamona e farinha de ossos, como é mais ou menos parecido a famosa Torta de Noca (vídeo).

Noca é muito legal e dá várias dicas incríveis para cultivar orquídeas. Vale super a pena conhecer o canal dela no Youtube! Outra opção é diluir o adubo na água que você vai regar sua orquídea.

Poda

Não se deve podar a orquídea phalaenopsis. Só em casos de folhas amarelas e hastes amarronzadas. Nesse caso, a poda pode ser necessária para a recuperação da planta.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

No caso de cortar as folhas amareladas, é recomendado que você espere a folha ficar completamente amarela para retirar.

Umidade

Como já dissemos, a orquídea phalaenopsis adora umidade. Então é legal colocar um vasinho com água perto trocando essa água diariamente para não correr o risco de dengue.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Temperatura

Essas orquídeas adoram temperaturas que variam entre média e a quente. Aproximadamente 21 a 30ºC durante o dia e durante a noite entre 6 a 8ºC.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Floração

A floração desta planta é anual. Então se a sua orquídea estiver saudável todo ano você terá flores lindas para contemplar.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Viu como é fácil aprender como cuidar de Orquídea Phalaenopsis? Cuide muito bem da sua também e garanta flores lindas em cada floração anual de sua flor.

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Como cuidar de Orquídea Phalaenopsis

Essas flores de fato são muito lindas! Vale super a pena cultivá-las e deixar com quem elas deem mais vida a qualquer lugar da casa.

Mais Orquídeas

Veja mais lindas dicas que certamente vão fazer você se apaixonar ainda mais por belas orquídeas.

Ideias para Plantar Orquídeas no Coco

→ como plantar orquídea no coco

Veja como plantar orquídeas em cascas de cocos secos. É surpreendente e muito maravilhosa essa ideia. Você vai adorar e certamente vai querer fazer também!

Jardins com Lindas Orquídeas

→ orquídeas em lindos jardins

Veja também estes outros arranjos lindos de orquídeas para fazer em seu jardim também. São ideias realmente lindas e que podem te inspirar muito. Boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: cakesdecor.com, pinterest.com, livemaster.ru, deviantart.com, instagram.com/galereya_orhidei & freepik.com

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*