Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como fazer composteira sem minhoca

Vou te ensinar como fazer composteira sem minhoca! É simples e fácil. Com essas dicas você vai longe na criação de adubo natural com composteira.

Como fazer composteira sem minhoca

Eu pensava que demorava muito para fazer o processo de compostagem sem minhoca. Já que as minhocas aceleram o processo, pensei então que este processo sem elas seria quase que interminável.

Me enganei redondamente. Por força das circunstâncias eu tive que fazer a minha composteira sem minhoca porque não consegui as minhocas mesmo. Mas deu super certo! Acompanhe as dicas.

Como fazer composteira sem minhoca

O processo é basicamente o mesmo, mas tem dois segredinhos que vão te ajudar bastante! Sem eles, eu não teria conseguido esse resultado lindo que você vê nas fotos.

Composteira sem minhoca

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Bem, fazer uma composteira é fácil. Basta ir colocando os dejetos vegetais e ir colocando além dessas partes úmidas, matéria seca também, como folhas secas e etc. Então é aí que vem o segredo que vou te contar logo a seguir.

Materiais

Você vai precisar disto que vamos listar a seguir:

  • Recipiente plástico grande
  • Restos vegetais (cascas e restos de verduras)
  • Pó de sera (ou folhas secas)
  • Folhas de mamona (opcional)

Passo a passo

Eu fiz uma composteira bem simples, utilizei apenas um recipiente plástico com tampa e sem divisórias. Veja o passo a passo!

  1. Primeiro você tem que acumular os restos vegetais. Vá colocando tudo numa sacola e quando estiver cheia, despeje no recipiente plástico e tampe.
  2. Quando você fizer a primeira camada de restos de vegetais, derrame o pó de serra por cima, cobrindo toda a parte úmida da sua composteira. Tampe.
  3. Repita o processo várias vezes e tampe bem o recipiente de plástico sempre que terminar de colocar os resíduos.
  4. Se começar a aparecer formigas e bichinhos que você não deseja em sua composteira, como larvas de mosca, você deverá colocar as folhas de mamona e continuar normalmente o processo. Esperando as partes se decompor.
  5. Este processo geralmente vai levar meses até que você obtenha o adubo da forma que está sendo mostrado nas fotos.

Como fazer composteira sem minhoca

Dicas

Evite usar coisas cítricas, como cascas de laranja. Deixe para usar as folhas de mamona quando a sua composteira estiver com no mínimo 1 mês de processo.

Rabanete na Garrafa PET

Olha como esse rabanete ficou lindo ma garrafa PET com o adubo natural da composteira que fiz e mostrei para vocês neste post.

Segredinhos

Os segredinhos são simples! O pó de serra é o primeiro deles. Ele agiliza o processo e deixa a composição decomposta perfeita, como um pó.

O segredinho número dois são as folhas de mamona. Elas servem para matar os bichinhos indesejáveis em sua composteira, como as formigas.

É só colocar as folhas e em cerca de 1 semana você vai ver que os bichinhos vão todos desaparecer. Simples, fácil e muito prático de fazer essa composteira sem minhocas!

Quanto tempo demora?

Você vai ter que esperar no mínimo cerca de 3 a 4 meses para poder começar a colher os frutos da sua composteira.

Como fazer composteira sem minhoca

O ideal mesmo é que você espere uns 6 meses. Pode acreditar, segure a ansiedade que vai valer a pena criar sua composteira sem minhocas!

Mais Dicas Lindas

→ como fazer enraizador natural

Veja como criar enraizadores naturais fortes para nutrir suas plantinhas com muito primor. Tudo super fácil e simples de fazer em casa de forma natural.

→ como plantar batata

Você pode gostar muito de ver essas técnicas inteligentes para plantar batata. Tudo muito simples também para você criar com praticidade em seu lar. É isso, pessoal! Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: comoplantarecuidar.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*