10 dicas e segredos para cuidar de suculentas

Veja dicas e segredos para cuidar de suculentas! São ideias que de fato podem te ajudar a melhorar no cultivo dessas plantinhas que a gente adora.

10 dicas para cuidar de suculentas

Veja as dicas e certamente muitas delas podem te ajudar para cultivar melhor suas suculentas. Ou seja, são maneiras legais de aprender mais sobre o cuidado com as suculentas.

Pegue as dicas e faça da maneira que preferir. Em outras palavras, adapte as indicações com o seu modo de cuidar e faça bom proveito das ideias e conselhos em relação as nossas lindas queridinhas.

10 dicas e segredos para cuidar de suculentas

Tomara que alguma dica possa te ajudar de alguma forma no cultivo das suculentas. Confira as dicas que preparamos para te ajudar na hora de aprender a cuidar de uma suculenta.

1 – Iluminação

É preciso ter muito cuidado com a iluminação de sua suculenta. Até porque elas adoram muita luminosidade, mas não são para serem expostas diretamente ao sol por muito tempo.

Escolha lugares que você saiba que pega sol, mas não por muito tempo. Mas tente não fazer o inverso também, escolhendo um lugar com baixa luminosidade. Dessa forma a sua suculenta não vai se desenvolver bem.

2 – Janelas

É bacana deixar as suculentas em janelas da casa. São lugares em que o própria janela vai filtrar um pouco o sol e além disto, estes raios solares não vão ficar por tanto tempo assim na planta. Ou seja, isto é ótimo para elas.

Dicas de como cuidar de suculentas

E além de ser um cantinho legal para elas, você ainda decora a casa com suas suculentas fofinhas e lindas. Portanto, veja se consegue espaços perto de suas janelas para suas suculentas lindinhas e tenha suas plantinhas perto de você e super saudáveis.

3 – Substrato airado

É importante que você deixe o substrato com uma drenagem muito boa. Para isto, adicione vermiculita ou areia de construção no substrato que você vai preparar para suas suculentas.

Note que isto será muito especial para que as raízes tenham mais facilidade para crescer no solo. Outra dica é que se você for usar areia de construção, lave-a antes.

Essas areias geralmente podem vir com bactérias que podem matar ou prejudicar a saúde de suas plantinhas. Para lavar, basta deixar de molho na água sanitária por alguns minutos e depois retirar o excesso de água para deixar a areia secar no sol.

4 – Regas

A rega é super importante para o desenvolvimento das suas suculentas. Porém, você não pode fazer isto em excesso. Caso contrário, suas plantas podem morrer com as raízes encharcadas.

Aprenda quando é o momento ideal para regar suculentas

As suculentas acumulam muita água em suas folhinhas, é por isso que elas se adaptam e vão muito bem a ambientes mais secos. Devido a isto, regue sua suculenta apenas quando o substrato estiver bastante seco e for um dia também muito seco e quente.

Tente regar na parte da manhã, quando o sol ainda não está muito quente. Se não, espere o sol baixar e regue quando estiver no finzinho da tarde ou durante a noite.

5 – Adubo foliar

É possível fazer um adubo foliar para deixar as cores de suas suculentas mais vivas. Para isto, basta comprar Sal Amargo em qualquer farmácia e utilizar a dosagem que vamos te passar agora.

Sal Amargo

Você deverá diluir meia colher de café de Sal Amargo em 1 litro de água. Misture bem e despeje num borrifador. Agora é só borrifar as folhas de suas suculentas no finzinho da tarde.

Jamais faça este processo com o sol quente. Pois assim você pode queimar as folhas das suas queridas suculentas. Faça no final da tarde para dar tempo de no outro dia, quando o sol vier, a substância já estiver sido absorvida pelas folhas das suculentas.

6 – Folhas secas

Sempre que ver folhas secas e murchas em sua suculenta, retire-as. Faça isto e você vai manter sua suculenta saudável e com menos riscos de que algum fungo ou doença se espalhe pela planta.

7 – Criação de novas mudas

Para criar novas mudas de suculentas, geralmente é bem fácil. Claro que este método não funciona para todas as suculentas, mas para uma grande maioria delas. Em especial as que possuem o formato de florzinhas.

Basta pegar as folhas que caíram ou arranhar folhas de plantas já fortes e adultas para apenas deixar em cima do substrato, de preferência sem pegar sol direto.

Como fazer novas mudas de suculentas

Pronto. Agora é só esperar, não precisa regar, apenas borrifar água uma vez perdida. Dessa folhinhas vão brotar novas mudinhas de suculentas. Super fácil e simples de fazer.

8 – Vasos

Os melhores vasos para cultivar suculentas são os de barro. Isso porque por ser de barro, este material não retém água quando você rega, pelo contrário. É um vaso que seca rápido o substrato.

E isto é bom para a suculenta, já que essa planta não gosta de terra encharcada por muito tempo em suas raízes. Outra vantagem do vaso de barro, é que ele não muda de temperatura tão rapidamente, como o vaso de plástico o de metal.

Como cuidar de suculentas

Veja que os vasos podem ser melhores que sejam de barro, mas isto não é uma regra única. Ou seja, você pode utilizar outros vasos também, como vasos de plástico.

Inclusive, você também pode utilizar cachepôs de cerâmica ou do material que preferir para esconder outro vasinho que a suculenta esteja plantada, por exemplo.

9 – Cascas de ovos

As cascas de ovos são um adubo orgânico potente para as suculentas. Fortifica as raízes e a planta com cálcio. Devido a isto, é sempre bom colocar cascas de ovos trituradas no substrato de suas suculentas.

10 – Mini jardim com suculentas

Você pode criar mini jardins de suculentas com cactos e fazer uma composição linda para decorar um cantinho de sua casa. É importante que neste local bata um pouco de sol, é claro.

Segredinhos para cuidar de suculentas

Para fazer este mini jardim, você pode escolher até vasos sem furos para fazer os mini jardins. Por baixo, na primeira camada, você pode fazer com pedras e fazer com que esta área armazene temporariamente a água que você utilizar nas regas.

O restante é só fazer normal, fazendo um substrato que as facilite o crescimento das raízes das suculentas. Ou seja, um substrato bem airado e com uma boa drenagem.

Note que se você fizer um mini jardim com um vaso sem furo, você deverá ficar bem atenta na hora de regar. Regando muito pouco, sem exagerar para não encharcar demais o substrato e prejudicar suas suculentas.

Mais dicas legais

Veja também mais dicas que podem te mostrar como plantar suculentas de forma criativa e inusitada. Só tem dica legal e que você pode amar!

→ cultive suculentas de forma criativa

Veja que bacana pode ser cultivar suculentas de maneira diferente em casa. São ideias que com toda a certeza pode encantar você e te inspirar muito!

→ suculentas em sapatos

Veja que fica bacana também cultivar suculentas em sapatos. Dessa maneira você faz vasinhos super diferentes e improvisados para plantar suas suculentas.

10 dicas e segredos para cuidar de suculentas

Curso Online de Brigadeiro Gourmet

Agora é com você! Coloque as dicas em práticas e faça suas suculentas ficarem com cores vibrantes e super saudáveis! Assim você vai impressionar a todos com suas lindas plantinhas. Beijos e boa jardinagem!

Imagens: unsplash.com weheartit.com dicaspraticas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*