Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como cuidar das samambaias

Vamos te dar dicas para que você aprenda como cuidar das samambaias. Não é difícil. No entanto é preciso que você atente-se a alguns detalhes.

Como cuidar das samambaias

As samambaias são plantas colossais. Ou seja, são da época dos dinossauros. Isso mostra que essas plantas são fortes e vigorosas, porém você precisa entender do que ela gosta e do que ela não gosta.

As sugestões que vamos te passar certamente poderão te ajudar no cuidado que você deve ter com essas lindas meninas. Afinal, para ter samambaias verdinhas e lindas é preciso cuidar bem delas.

Como cuidar das samambaias

Como já dissemos, é uma planta forte mas que requer cuidados especiais. Veja quais são eles e cuide direitinho das suas samambaias sobretudo se você mora numa região muito quente, pois o sol forte pode matá-las.

Gostam de meia-sombra

Essas plantas gostam de muita luz e sol, mas o sol fraco. Aquele sol do meio-dia e as partes do dia onde o sol está mais quente podem matar suas samambaias.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Por isso, é legal que você escolha bem o lugar que vai deixar as suas samambaias. Dessa maneira você poderá encontrar um lugar de meia-sombra aonde o sol só bata nos horários em que ele estiver fraco.

Como cuidar de samambaia

Pode ser uma área externa, mas também pode ser dentro de casa, em uma janela, por exemplo. Tudo depende de como o sol entra em sua casa. Veja qual o melhor lugar e saiba que você pode até deixar sua samambaia na sombra, mas nunca deixe no sol pleno.

Vaso sempre úmido

Outra dica crucial é que elas adoram umidade na terra/substrato. É por isso que uma dica que alguns cultivadores fazem é colocar esfagno no substrato para segurar e manter mais a umidade na terra.

Mas o essencial é estar sempre molhando a terra e deixando o vaso úmido. Porém, é preciso ter cuidado. As samambaias também não gostam de água encharcada por muito tempo…

Essas meninas são quase como bebês. Nem muito, nem pouco. Você tem que seguir colocando o dedo na terra e vendo se a terra já secou para que você regue novamente a terra.

Dicas para cuidar de samambaia

Evite regar as folhas

Evite regar as folhas. Faça isto porque há espécies que abortam folhas quando estão encharcadas. Regue apenas o solo e tocando o dedo sempre na terra para sentir se o solo ainda está molhado. Se ainda estiver úmido, espere mais para regar novamente.

Adubação

Para fazer um adubo orgânico para samambaias, misture 2 colheres de sopa de torta de mamona e 1 colher de sopa de farinha de osso. Coloque isto na terra ou substrato da samambaia a cada 40 dias.

Para adubar de forma química, você pode borrifar nas folhas NPK 20-20-20 em um mês com e no mês posterior com o NPK 15-05-30. A medida para  adubação dependerá do tamanho da sua planta e do tamanho do seu vaso. Siga as instruções do fabricante do NPK na embalagem.

É importante dizer que ou você faz uma adubação ou outra. Não faça as duas, pois adubo em excesso também pode matar a planta.

Tipos de samambaias

1. Samambaia americanaNephrolepsis exaltata

Samambaia americana

Espécie mais resistente da samambaia.

2. Samambaia de metroPolypodium subauriculatum

Como cuidar de samambaia

Possui folhas que podem medir metros de comprimento.

3. Renda-portuguesaDavallia fejeensis

Samambaia renda portuguesa

Queima no inverno e rebrota na primavera.

4. AvencaAdiantum sp

Samambaia Avenca

Super delicada e desenvolve bem no litoral. Ela detesta o frio.

5. Samambaia prataPteris cretica

Samambaia prata

As folhas dessa samambaia possuem manchas prateadas. Única e com um visual esplêndido.

6. PaulistinhaNephrolepsis pectinata

Como cuidar das samambaias

É uma samambaia bem comum e por isso, nasce em qualquer lugar.

Resumo

Não é difícil cuidar de suculentas, porém é preciso que você deixe as suculentas na sombra ou meia-sombra e mantenha os vasos sempre úmidos.

A adubação também é muito importante e ajuda a manter as folhas de suas samambaias sempre verdinhas. Ou seja, super importante para a saúde das suas meninas.

Mais posts com samambaias

→ samambaias para decorar o apê

Olha que lindo essas samambaias para você decorar de forma linda o seu apartamento. Com toda a certeza você pode adorar essas samambaias perfeitas para decoração também.

→ samambaias para decoração

Tem mais essa lista com várias samambaias lindas e que merecem a sua atenção. Veja como são lindas e eventualmente você pode decorar sua casa dessa forma também.

Como cuidar de samambaia

Espero que tenha gostado dessas dicas de como cuidar das samambaias. De fato são sugestões que podem te ajudar muito no cultivo dessas belas plantas. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.meucantinhoverde.com unsplash.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*