Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

6 dicas para cuidar de cactos

Vamos te mostrar 6 dicas para cuidar de cactos. Você vai adorar saber desses macetes, dicas e segredos para deixar seus cactos muito saudáveis.

6 dicas para cuidar de cactos

De fato é primordial cuidar bem dos seus cactos para que eles apresentem resultados incríveis em suas folhas e formas. Principalmente se você adora este tipo de suculenta que deixa o jardim ou a casa muito mais bela.

Trouxemos várias sugestões precisas que podem te ajudar a cuidar melhor dessa planta. Afinal, todo mundo sabe ou deveria saber que para ter cactos bonitos é preciso cuidar bem deles.

6 dicas para cuidar de cactos

1 – Regas

A rega é um dos principais fatores para ter sucesso no cultivo de cactos. Só regue o vaso do seu cacto quando a terra estiver totalmente seca. Ou seja, nunca regue demais. Na dúvida, não regue.

Lembre-se que cactos são plantas de deserto e elas precisam deste tempo de secura na terra. Portanto, prefira regar menos do que regar demais.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Como cuidar de cactos

Outra dica é que quando você for regar, não regue com pouca água, pelo contrário, regue até que a água comece a sair pelo fundo do vaso.

2 – Sol

Cactos precisam muito de sol. Isso é outro fator muito importante para ter cactos saudáveis. Se o seu cacto está entortando em busca de sol, isso significa que ele está gastando energia sem precisar.

Como cuidar de cactos

Deixe o seu cacto sempre muito bem exposto ao sol e se ele der sinais de que está buscando o sol, tente-o trocar de lugar para que ele receba sol durante mais horas ao dia.

3 – Ervas daninhas

Uma dica super útil para não deixar que as ervas daninhas tomem conta do seu vaso é espalhar carvão triturado na superfície do vaso. Isso vai inibir a proliferação de ervas daninhas e concentrará os nutrientes do vaso em seu cacto.

4 – Substrato

É preciso que o substrato esteja com uma ótima drenagem e bem airado. Faça isto para que as raízes do cacto possam se desenvolver com mais facilidade e para que a água possa escorrer bem, sem permanecer por muito tempo na terra.

Cacto lindo para decoração da casa

Para conseguir isto, use vermiculita ou areia de construção misturada com a terra que você usa para plantar e cultivar seus cactos. Ou seja, qualquer terra de jardim.

5 – Reprodução

Para fazer novas mudas de cactos geralmente é bem fácil. Basta arrancar uma estaca ou folha de tamanho grande e fincar em um vaso com terra e substrato com boa drenagem.

Cacto Pitaya

Deixe a estaca na sombra e quando começar a brotar uma nova folha, é a hora que você já pode colocar a estaca no sol. Faça isto gradativamente, não coloque diretamente em um lugar que receba sol durante todo o dia.

Coloque primeiro em um lugar que ele receba sol em apenas um parte do dia por alguns dias e depois mude-o para o lugar onde ele receba sol durante todo o dia.

6 – Vaso

Os melhor vaso tanto para plantar cactos, como também suculentas, são os vasos de barro. Pois eles possuem micro furos que permitem uma drenagem melhor da água em suas regas.

Cactos em vasos de barro - Como cuidar

Dessa forma a terra seca mais rápido e o seu cacto não corre o risco de ter as raízes úmidas por muito tempo, o que não é bom. Essas são as dicas pessoal. Aproveitem bem para cuidar da forma correta dos seus cactos.

Apesar de serem mais pesados, os vasos de cimento também cumprem o mesmo papel. Portanto, são muito bons para cactos da mesma forma.

Mais dicas legais

→ mini jardins com cactos

Veja vários mini jardins com cactos que podem te inspirar bastante. Afinal, é sempre bacana poder criar decorações lindas para deixar em cantinhos da casa que tenham a entrada de sol, como janelas.

→ lindos cactos em vasos

Veja mais cactos lindos em vasos para decorar espaços de sua casa. Apenas lembre-se de colocar sempre em um lugar que a luz do sol possa entrar bem para que o seu cacto fique sempre saudável. 

6 dicas para cuidar de cactos

Gostou dessas dicas para cuidar de cactos? Faça sobretudo se você quer deixar seus cactos ainda mais lindos e com cores vibrantes. Beijos, boa jardinagem e até as próximas ideias!

Imagens: www.albertandmoo.com www.crocus.co.uk mountaincrestgardens.com www.elo7.com.br/AtelieThiagoHashimoto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*