Como cuidar corretamente das suas suculentas

Reunimos dicas para te mostrar como cuidar corretamente das suas suculentas. Afinal, essas plantas delicadas merecem todo o nosso cuidado.

Como cuidar de suculentas

Aplique as dicas principalmente se as suas suculentas estão apresentando resultados ruins ou estão morrendo. Até porque a maneira de cuidar dessa espécie pode ser vital para o seu desenvolvimento.

Veja como você poderá deixar suas suculentas saudáveis e com cores exuberantes. Vamos te dar dicas, segredos e muitas sugestões legais para você fazer com suas plantas também.

Como cuidar corretamente das suas suculentas

Já dissemos muitas vezes aqui: não é difícil de cuidar de suculentas. Porém, apesar de ser simples, é preciso que você fique atento ou atenta a alguns cuidados essenciais.

Luz

Toda suculenta precisa de luz. Algumas mais, outras menos. Mas todas precisam. Por isso, independente se sua suculenta não pode levar sol diretamente, ela deverá estar em um ambiente bem iluminado pela luz do sol.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Ou seja, não é porque sua suculenta é de sombra ou luz indireta do sol, que ela vai gostar de ficar em espaços que são escuros durante o dia. Portanto, se for cultivá-las em casa, cultive sempre perto de uma janela ou outro lugar por onde entre o sol.

Suculentas lindas

E claro, pesquise para saber quais são as suas suculentas de sol e quais são as suas suculentas de sombra. Lembrando de sempre deixá-las em ambientes muito bem iluminados. Áreas externas são excelentes para deixá-las.

Regas

As regas também podem se tornar um problema no caso das suculentas. Você não pode nunca regar em excesso, isso pode prejudicar muito a sua plantinha suculenta.

A medida para regar é molhar a terra sempre que a terra secar. Por isso você deve sentir com os dedos se a terra ainda está úmida. Na dúvida, não regue.

Mas se a terra estiver bastante seca, é a hora de regar suas suculentas. Dê preferência para regar a terra. As folhas podem ser regadas, mas não é bom molhar muito. O ideal para regar as folhas é borrifar a água com um borrifador.

Vaso

O vaso também é de extrema importância para ter suculentas incríveis. Apesar de serem mais caros, os vasos de barro são ideais para o cultivo de suculentas.

Este material possui micro orifícios que permitem que a água escoe e seque a terra mais rápido. Isso é bom porque evita que a terra fique por muito tempo úmida demais e prejudique as raízes da sua suculenta.

Como cuidar de suculentas

Outro material bom para vasos é cimento ou concreto. Vasos de cimento também possui micro furos que facilitam uma drenagem melhor da água que você vai regar sua suculenta.

Substrato

Outro ponto importante na hora de cultivar e cuidar de sua suculentas é em relação ao substrato. O ideal é usar vermiculita ou areia de construção para juntar com a terra e deixar o substrato com uma drenagem muito melhor.

Como cuidar de suculentas

É uma dica simples, mas que pode dar muito certo na hora de cuidar de suas suculentas da forma correta. Transfira a suculenta de vaso para adicionar um substrato com uma drenagem melhor.

Outra opção é esperar que a suculenta cresça um pouco mais e quando trocar de vaso, já trocar para um vaso maior. Se você conseguir trocar, não só a terra por um substrato com melhor drenagem e trocar também o vaso, vai ser perfeito!

Suculentas coloridas

Tem uma dica super legal para deixar suas suculentas coloridas. E o melhor de tudo é que é simples e fácil de fazer.

Dilua meia colher de café de Sal Amargo em 1 litro de água e borrife com um borrifador nas folhas de sua suculenta de 7 em 7 dias. Isso vai deixá-la com as folhas com cores mais vibrantes. Assim você poderá ter suculentas super coloridas!

Como cuidar de suculentas

O Sal Amargo você encontra em qualquer farmácia. É uma substânica que inclusive é bem barata. Na faixa de 5 reais. Vale a pena pois deve durar até por mais de um semestre.

Mais dicas com suculentas

→ como evitar ervas daninhas em vasos

Veja como evitar ervas daninhas em seus vasos com essa super dica simples de realizar em casa. É mais outro post repleto de dicas legais para você fazer com os vasos das plantas.

→ terrários de suculentas em potes

Aprenda como fazer um lindo terrário de suculentas em potes de vidro. De fato é uma ideia que pode te encantar muito para fazer algo semelhante em casa. Confira e inspire-se ainda mais nos cuidados com suas suculentas!

Como cuidar de suculentas de forma correta

Espero que tenha aprendido neste post como cuidar corretamente das suas suculentas. Aplique as dicas com as suas também e você terá resultados lindos. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.crocus.co.uk troyflowerandgiftshop.com www.thespruce.com smartgardenguide.com www.oliveandcocoa.com www.gardeningknowhow.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*