Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como e porque usar vermiculita

Saiba como e porque usar vermiculita na terra que vai plantar. É um componente ótimo para fazer um substrato com boa drenagem.

Como e porque usar vermiculita

Esse substrato é ideal para colocar na terra e com isso fazer com que você tenha uma drenagem satisfatória. Além de deixar a terra mais soltinha. Ou seja, é um componente imprescindível para plantinhas mais delicadas.

Em outras palavras, a vermiculita vai ajudar drenar a água, fazendo com que as raízes de suas plantas não morram por estar encharcadas. E além disto, ainda vai deixar a terra menos compactada.

Porque usar vermiculita

As raízes das plantas, sobretudo as raízes das plantas mais delicadas, precisam de uma terra que não seja muito dura e compacta. Ou seja, é preciso deixar a terra mais airada para que as raízes desensolvam bem.

E isto é uma das características principais da vermiculita. Ela vai deixar sua terra muito mais solta e propícia para que as raízes das plantas cresçam com mais facilidade.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Como e porque usar vermiculita

Portanto, ao plantar sementes e mudas, principalmente para hortaliças, é essencial colocar vermiculita. Elas vão permitir que essas plantas desenvolvam muito bem nesses primeiros dias e semanas de vida.

Se você não quer comprar a vermiculita e prefere uma opção mais barata, pode optar por areia de construção. Faz o mesmo papel da vermiculita, apesar de não ser tão eficaz como ela.

Outra característica da vermiculita é a de drenagem de solo. Ela vai fazer com que a água passe com mais facilidade no solo, fazendo com que a água escoe totalmente, sem possíveis danos as raízes por uma terra encharcada por muito tempo.

Como usar vermiculita

Basta misturar com os substratos que você vai usar de forma moderada. Por exemplo, para um vaso médio, apenas meia xícara ou uma xícara inteira de vermiculita já está ótimo.

Solo com vermiculita

É só não exagerar. Coloque sempre cerca de 10% ou 5% de vermiculita, em comparação ao restante de substratos e terras que você vai colocar.

Lembre-se que este é apenas um material para drenagem e descompactação do solo. Se você exagerar, pode deixar seu solo muito fraco, sem as devidas propriedades e nutrientes que as plantas podem precisar.

Especial para mudas e sementes

Como as mudas e sementes geralmente tem raízes mais fracas por estarem ainda em desenvolvimento, usar vermiculita na terra que você vai preparar é essencial.

A vermiculita vai facilitar o crescimento das raízes de forma saudável, descompactando o solo para que as raízes se desenvolvam bem. Use principalmente se a planta é delicada e precisa de um solo airado para que suas raízes cresçam.

Mais dicas úteis

→ como plantar suculenta na madeira

Veja dicas lindas para plantar suculentas em madeira. É muito dica bacana e que certamente pode te ajudar muito para fazer algo semelhante com suas suculentas em casa.

→ melhores substratos para orquídeas

Que tal conferir uma lista com os melhores substratos para orquídea? Certamente você vai se apaixonar por essas dicas que fizemos com muito carinho para você.

Como e porque usar vermiculita

Aprendeu como é fácil usar vermiculita? Agora é suar vez, coloque na terra que vai usar para o plantio também e certamente vai deixar as plantinhas ainda mais saudáveis. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.sabaoeglicerina.com.br casadorefratario.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*