Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como molhar orquídeas: truques e segredos

Veja truques, segredos e dicas de como molhar orquídeas: truques e segredos. Aprenda qual a forma correta de regar essas plantas delicadas.

Truques e segredos de como molhar orquídeas

Como já dissemos muitas vezes aqui no blog, regar orquídeas não é difícil. Porém, apesar de ser simples, é preciso fazer da forma correta. Veja como molhar suas orquídeas e deixá-las de fato muito saudáveis.

Afinal, uma orquídea que não está saudável nunca vai dar flor. Por isso é preciso que você cuide muito bem de sua orquídea para que ela floresça anualmente e deixe seu jardim ou sua casa ainda mais linda.

Como molhar orquídeas

Para aprender a molhar sua orquídeas é preciso saber quando e como fazer isto. Para começar vamos começar em como deverá ser o procedimento de rega em sua orquídea.

Molhe principalmente as raízes. Você pode até molhar e regar também as folhas, mas sempre tome muito cuidado para que a água não fique empoçada em partes das folhas de sua orquídea.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Dicas de como regar orquídeas

Regando sobretudo as raízes você garante que a sua orquídea seja regada de forma correta e lembrando que você deve utilizar um substrato que possa segurar bem a umidade, como esfagno ou casca de pinus.

Truques e segredos de como molhar orquídeas

Veja acima que você deverá jogar a água principalmente nas raízes. Elas é que vão absorver os nutrientes que a planta precisa.

Quando molhar as orquídeas?

Essa questão de quando devemos molhar as orquídeas é muito pertinente e devemos ter cuidado na quantidade de regas, principalmente no que diz respeito ao excesso dessas regas.

Truques e segredos de como molhar orquídeas

Ou seja, em outras palavras, regar em excesso pode até matar sua orquídea “afogada”, apodrecendo suas raízes com o excesso de umidade por muito tempo.

Mas afinal, quando então devo regar minhas orquídeas? A resposta é: sempre que o substrato estiver seco ou quase seco. Desse modo, você deve esperar sempre o substrato não conter mais umidade para regar novamente.

E é simples e fácil de saber se o substrato está seco, basta tocá-lo com seus dedos e sentir. Se estiver seco, regue. Caso ainda esteja úmido, espere até que esteja seco para regar novamente.

Quantas vezes devo regar?

Isso vai depender muito da região em que você mora e também da estação em que estamos. Por exemplo, em regiões muito quentes e na estação do verão, a quantidade de regas deverá aumentar, podendo chegar até a 1 vez por dia.

Já em climas mais frios, a rega poderá ser de até 1 vez por semana. Então, como você pode ver, isto varia muito de região para região e depende também da estação.

Devido a isto, o melhor método de saber se a orquídea deve ou não deve ser regada é pelo toque mesmo. Outra dica é enfiar um palitinho, se ele sair limpo, deverá ser a hora de regar novamente.

Já se o palito sair sujo de terra, significa que você deve esperar mais para regar a orquídea novamente.

Truques e segredos

Se você tem uma pia ou tanque com torneira perto de onde ficam suas orquídeas, você pode simplesmente deixar a água corrente na torneira e colocar o vaso embaixo da água que escorre.

Segredos para regar as orquídeas

Como já dissemos, priorize regar as raízes. Apesar disto, não tem problema em regar as folhas, é até bom também. O que não pode é deixar a água acumulada em suas folhas, sobretudo no centro dessas folhas.

Outra dica utilizada para regar orquídeas é simplesmente colocar gelo quando o substrato secar. Mas se for regar dessa maneira, regue apenas desse jeito. Ou seja, não acrescente e sim, substitua a rega.

Segredinhos para as orquídeas

Outra dica legal é que se sua orquídea for muito delicada e você usa água da torneira, pode tirar o cloro da água fazendo da maneira que ensinamos nesse post.

E o último truque é que se você conseguir armazenar água da chuva, pode ser ótimo para molhar suas orquídeas. Afinal, essa água não contém cloro e é mais rica em nutrientes do que a água da torneira.

Mais dicas com orquídeas

→ orquídeas em troncos

Veja como plantar orquídeas em troncos com essas ideias super delicadas e que podem te inspirar muito. Desse modo você pode ter ideias lindas para fazer em sua casa também com suas orquídeas.

→ micro orquídeas para inspiração

Veja essas micro orquídeas para se inspirar com tanta beleza e sutileza em forma de natureza. Confira e inspire-se ainda mais com flores que certamente vão te deixar muito encantada.

Aprenda como molhar orquídeas

Gostou de aprender como molhar orquídeas? Faça principalmente se você adora orquídeas e quer regá-las da maneira certa. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.joyusgarden.com ru.aliexpress.com steemit.com www.dicaspraticas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*