Mensagens para São João

Qual a hora de regar as orquídeas?

Afinal, qual a hora de regar as orquídeas? Essa é a pergunta que muita gente se faz na hora de molhar suas flores orquídeas. Vamos tentar te explicar de maneira fácil.

Aprenda a hora de regar orquídeas

É certo que há várias espécies de orquídeas e cada uma requer mais ou menos umidade que outra. Porém, apesar disso, a maioria das orquídeas podem responder bem a uma regrinha básica que vamos te mostrar.

Antes de tudo, saiba que o maior problema das regas nas orquídeas é o excesso delas. Portanto, é muito mais fácil uma orquídea morrer ou se prejudicar com o exagero de regas, do que pela falta delas em um período mais constante.

Qual a hora de regar as orquídeas?

Para simplificar, tenha em mente que a hora de regar as orquídeas é a hora que o substrato da planta está seco ou quase seco. Ou seja, em outras palavras, espere até que o substrato seque para regar novamente.

Como regar orquídeas

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

As orquídeas adoram umidade, porém elas podem ficar seriamente prejudicadas se as suas raízes ficarem muito tempo encharcadas. É por isso que o substrato que você está usando é de suma importância também para saber a quantidade e a frequência de regas que você deverá fazer.

Se estiver utilizando esfagno ou chips de coco, é preciso ter ainda mais cuidado para não regar demais. Afinal, são substratos que retém muita umidade e se você regar em excesso, pode não dar tempo da secagem ou quase secagem entre uma rega e outra.

O equilíbrio é essencial

Nem muito seco, nem muito úmido. Tente manter sempre esse equilíbrio. A hora de regar também influi no tempo que o substrato vai secar. Portanto, tente regar sempre apenas ao dia, para que o substrato possa secar mais rapidamente durante o passar do dia com sol.

Qual a melhor hora para regar as orquídeas

Em dias nublados e em tempos frios, é necessário ter mais cuidado com as regas, diminuindo-as drasticamente. Por exemplo, você pode ter que regar apenas uma vez na semana.

Mas se o clima está seco, você pode regar todo o dia, durante o dia, ou um dia sim e outro dia não. Em dias muito quentes e secos, principalmente, é que você irá regar uma vez por dia.

É legal regar as folhas das orquídeas, mas o importante mesmo é regar as raízes. Garanta que isto será feito com a frequência necessária, sem exagerar – é claro, e a suas orquídeas vão estar sendo regadas da forma correta.

Vaso

O vaso que você vai utilizar também é importante para saber qual a frequência de regas que a sua orquídea deverá ter.

Qual a hora de regar orquídeas

  • Plástico: os vasos plásticos retém muito a umidade, nesses vasos você deverá regar com menos frequência.
  • Barro: retém menos umidade, nesses vasos você rega com mais frequência. Os vasos de barro são ótimos para orquídeas.
  • Vasos de coco e troncos de madeira: retém ainda menos umidade, nesses você vai ter que regar com bem mais frequência. Estes vasos também são perfeitos para orquídeas.

Resumo

Qual a melhor hora de regar orquídeas?

É melhor durante o dia.

Quando molhar as orquídeas?

Quando o substrato secar ou estiver quase seco.

Como devemos fazer a rega das orquídeas?

Regue principalmente as raízes, molhe levemente as folhas e flores, evitando molhar na junção das folhas (no centro da planta) da orquídea.

Mais dicas interessantes

→ orquídeas em troncos

Veja dicas para plantar orquídeas em troncos de madeira. É cada sugestão mais linda que a outra. Você vai amar certamente se adora essas ideias criativas com orquídeas.

→ orquídeas no coco

Tem mais lindas dicas para plantar orquídeas em cocos. É outra maneira bacana de garantir um vasinho diferente e super charmoso para cultivar suas lindas orquídeas.

Como regar orquídeas da forma correta

Gostou dessas dicas para saber qual é a melhor hora de regar as suas orquídeas? Aplique as dicas em casa também e garante resultados animadores em suas lindas plantinhas. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.costafarms.com www.ftd.com www.planfor.es www.dicaspraticas.com.br

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*