Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como fazer um terrário de suculentas

Aprenda como fazer um terrário de suculentas com as dicas que trouxemos para você neste post. Certamente você vai amar aprender como criar o seu.

Como fazer terrário com suculentas

De fato fica lindo criar um terrário de suculentas com tigelas, vasos apropriados, potes ou qualquer recipiente de vidro que você tenha em casa. Afinal, os terrários são maravilhosos para decorar espaços da casa.

Faça principalmente se você gosta deste tipo de cultivo e quer aprender como fazer. Vamos te contar como fazer o seu e dessa maneira você poderá criar um lindo terrário em seu lar também.

Faça um lindo terrário de suculentas

Como fazer um terrário de suculentas

Antes de tudo, para fazer o seu terrário você vai ter que ter estes materiais em mãos:

  • Tigela ou recipiente de vidro para o terrário
  • Terra de jardim
  • Vermiculita (ou areia de construção)
  • Pedras (ornamentais ou do tipo que preferir)
  • Manta de jardinagem (ou tecido velho)
  • Mudas de suculentas
Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Dicas para fazer um terrário de suculentas

Criando o seu terrário de suculentas

1 – Para começar, primeiro limpe bem o pote de vidro que vai utilizar. Você pode utilizar álcool e um paninho limpo para isto.

2 – Agora despeje as pedras que você providenciou no fundo do recipiente de vidro. Faça uma camada generosa de pedras.

3 – Corte a manta ou tecido que você providenciou em um diâmetro que encaixe direitinho sobre as pedras. Esse tecido deverá fazer a divisão das pedras com a terra.

4 – Antes de colocar a terra de jardim, misture-a com uma porção de vermiculita. Faça o cálculo assim, para cada 4 porções de terra, use 1 de vermiculita. Lembrando que a porção não precisa ser exata e que você pode trocar a vermiculita por areia de construção.

5 – Despeje a terra misturada com vermiculita por cima da manta ou tecido que você colocou sobre a terra.

6 – Agora basta plantar suas mudas de suculentas com muito carinho e cuidado na superfície da terra, empurrando suas raízes um pouco na terra para que elas fixem bem.

7 – Por fim você pode decorar a superfície do terrário com pedrinhas ornamentais. Fica lindo!

Lindo terrário com suculentas

Como e quando regar?

As pedras que estão no fundo do recipiente vão fazer o papel da drenagem da água. Ou seja, toda vez que você regar, a água será armazenada temporariamente nas pedras enquanto a mesma evapora.

Pensando nisso, você nunca deve regar demais o terrário. Enquanto estiver regando, observe a terra pelo vidro transparente e quando ela ficar totalmente escura, é a hora de parar.

Agora você deverá esperar até que a água armazenada possa secar totalmente e a areia também. Quando ambos estiverem secos, você poderá regar novamente.

Como fazer um terrário

Lindo terrário com suculentas

Como saber se a terra está seca?

Para saber se a terra ainda está úmida, é só colocar o dedo na terra e sentir. Você pode enfiar um palitinho também. Se o palito sair limpo, a terra está seca, já dá para regar.

Se sair sujo de terra, provavelmente a terra ainda está úmida. Nesse caso é preciso esperar mais um pouco para regar novamente suas suculentas no terrário lindo que você fez.

Como fazer um terrário com suculentas

Terrário aberto x Terrário fechado

Há dois tipos de terrários. O aberto e o fechado. Ensinamos neste post como fazer um terrário aberto. Mas para fazer um terrário fechado é simples.

Basta fazer o mesmo processo que mostramos e regar apenas 1 vez antes de tampar. Agora você não precisará mais regar, basta acompanhar o ciclo que o seu terrário irá fazer dentro do recipiente.

A água vai evaporar, condensar e voltar para a terra novamente, num processo cíclico e infinito que pode até durar para sempre se você fez do jeito correto.

Mais dicas com terrários

De fato, ter mais referências e inspirações podem te fazer criar terrários ainda mais lindos. Confira essas ideias!

→ mais terrários lindos com suculentas

Veja mais terrários pra lá de lindos e inspiradores para você ter ideias em casa. Certamente são mais ideias para você criar algo lindíssimo em casa também.

→ terrários com potes e garrafas de vidro

Até com reciclagem você pode fazer terrários. Com potes e garrafas de vidro dá para criar terrários lindos e super criativos. Confira no post e inspire-se ainda mais!

Como fazer um terrário de suculentas

Gostou de aprender como fazer um terrário de suculentas? Faça principalmente se você adora este tipo de criação com suculentas. Beijos, boas criações e até as próximas dicas!

Imagens: www.momalwaysfindsout.com www.ludemas.com www.goosehollowflowers.com flowerssf.com www.bloomnation.com www.instagram.com/florinhadanat

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*