Como fazer uma horta comunitária

Aprender como fazer uma horta comunitária é algo que você e os seus vizinhos podem se beneficiar muito. É por isso que trouxemos essas dicas.

Horta comunitária - Aprenda como fazer

Que tal fazer uma horta em conjunto com as pessoas do seu bairro, de sua comunidade ou da sua rua? É uma maneira simples de criar um laço de amizade, afeto e companheirismo com seus vizinhos através da natureza.

Veja como pode ser fácil fazer também e certamente você poderá criar uma horta incrível e que com toda a certeza dará muitos frutos positivos. Ver a união das pessoas criando uma horta juntas é simplesmente incrível.

Como fazer uma horta comunitária

Definimos vários tópicos para poder te ajudar nesse aspecto. De fato são ideias, sugestões e dicas que vão te mostrar caminhos práticos para criar uma horta feita em comunidade.

Converse com seus vizinhos

Antes de começar plantar e fazer sua horta comunitária, comece a conversar com seus vizinhos e as pessoas da sua comunidade. Tente mostrar os benefícios e vantagens que uma horta em comunidade pode trazer. Faça com que eles vejam que você está empolgada para começar o projeto e contagie todos com o seu ímpeto para realizar a horta.

Converse com os vizinhos

Defina o lugar ideal

As áreas livres estão cada vez mais difíceis de encontrar nas cidades. É por isso que você terá que analisar bem as opções que tem para escolher o melhor lugar. É ideal que o terreno seja plano e ensolarado.

O solo não precisa ser perfeito, pois ele pode ser substituído por uma nova terra, sem necessidade de grandes investimentos para fazer isto. Você pode renovar a terra e fazer com que o solo fique fértil de forma simples, apenas pegando uma terra do seu agrado ou adicionando nutrientes orgânicos para esta terra que vai ser utilizada para o plantio.

Horta comunitária - Aprenda como fazer

Separe espaços individuais

É bem bacana poder separar espaços para poder dividir as áreas de atuação de cada família. Assim você define que cada grupo de familiares vão cuidar de um espaço da horta comunitária.

Apesar de deixar cada família responsável por uma área, é legal deixar as sementes e áreas de plantio de ervas disponíveis para todos os participantes.

Horta comunitária passo a passo

Crie cercas

Para organizar melhor e até impedir a entrada de bichos indesejados, é bacana criar cercas ou cerquinhas. Assim você delimita as áreas e evita também que as pessoas passem por este local, podendo estragar suas mudinhas que acabaram de nascer.

Marque um dia para plantar juntos

Reserve algum dia da semana para se encontrarem e fazer plantações juntas. Assim você fortalece os laços entre os participantes e vocês podem trocar experiências e se aproximarem ainda mais.

Preparar o solo, demarcar e criar as cerquinhas, plantar e semear as mudinhas… Tudo isto é bem bacana de realizar juntos. Defina como vão fazer e marque horários que sejam bons para todos os participantes ou para a maioria deles.

Como fazer uma horta comunitária

Faça uma compostagem

É de fato ideal ter um sistema de compostagem na horta comunitária. Assim vocês terão adubo orgânico de graça regularmente e poderão deixar as plantas sempre fortes obtendo os nutrientes necessários para o crescimento.

Como fazer composteira sem minhoca

Veja aqui como criar uma composteira sem precisar até de minhocas. Mas você faz como preferir. Colocando minhocas ou não. As minhocas aceleram o processo de decomposição e deixam o adubo orgânico ainda mais forte.

Combine o horário das regas

Para organizar melhor e não deixar que as plantas recebam regas demais ou poucas regas, é ideal fazer escalas para determinar os dias e horários para as regas das plantas.

Você pode separar para que as famílias possam ter dias certos para algum membro comparecer ao local para fazer as regas de todas as plantas que precisam ser regadas.

Convide cultivadores experientes

Você pode convidar cultivadores, jardineiros, biólogos e agrônomos que possam contribuir com mais informações e dicas para o plantio em sua horta comunitária. Isso agrega muito, une mais os participantes e torna a experiência da horta comunitária ainda mais construtiva.

Como fazer uma horta comunitária

Eventos e ações

Assim como convidar pessoas para ensinar novas técnicas, você pode realizar outros eventos e ações com os participantes e possíveis novos membros.

Por exemplo, refeições em conjunto com frutos, legumes e ervas da própria horta é muito bacana para fazer em hortas comunitárias. É uma maneira simples de poder celebrar os meses de trabalho que vocês fizerem juntos.

Faça atividades com crianças

Uma ideia muito bacana para agitar os dias de fim de semana e os feriados é levar as crianças para a horta comunitária e criar atividades educativas de plantio com elas. Até porque elas amam essas ideias.

Como fazer uma horta comunitária

Deixe o lugar limpo e lindo

Mutirões de limpeza são super-bem vindos! Decorar o espaço para que ele fique mais agradável também é incrível para poder atrair novos participantes e fazer sua horta florescer e dar ainda mais frutos.

Não precisa exagerar na decoração, faça algo simples para combinar com a simplicidade da horta. Algo simples é legal também para não desviar a atenção da beleza da própria horta orgânica.

Horta comunitária passo a passo

Conclusão

Com as dicas vimos que não é difícil fazer uma horta orgânica comunitária. No entanto, é preciso do esforço e colaboração de todos para que o progresso do projeto realmente seja algo para se lembrar por toda a vida. Faça também uma horta com seus vizinhos e você vai unir mais a todos através de uma maneira maravilhosa de fazer atividades juntos.

Horta comunitária - Aprenda como fazer

Curso Online de Brigadeiro Gourmet

Agora é hora de começar a colocar as dicas em prática e fazer sua linda horta comunitária também. Até porque dessa forma você poderá deixar todo mundo muito contente, feliz e unido em sua comunidade. Bom cultivo!

Imagens: unsplash.com cranstononline.com www.ketr.org blog.discoveryeducation.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*