Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como regar orquídeas – Dicas e segredos

Aprenda nesse post como regar orquídeas de forma eficaz para que elas cresçam saudáveis, fortes e muito floridas. Você vai amar as dicas.

Como regar orquídeas

Uma das principais causas da morte e doenças em orquídeas é a rega. E não se engane em pensar que é a falta da rega. Pois muitas vezes o que atrapalha é o excesso de regas.

O clima da região em que você mora e a estação do ano vai influenciar diretamente a quantidade de regas que você deverá fazer na planta. E a forma de regar também é muito importante.

Dicas e segredos de como regar orquídeas

Aprendendo esses segredos simples, você poderá cultivar de maneira mais correta suas lindas meninas. Confira as dicas e faça também para que as suas orquídeas fiquem belíssimas e muito felizes.

Quantidade de rega

A quantidade de regas que você deve fazer influência e muito na qualidade de vida e saúde de suas orquídeas. Sabe-se que é mais provável que a sua orquídea possa morrer com o excesso de água, do que pela falta dela.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Dicas para regar as orquídeas

Portanto é muito importante ficar atento na quantidade de regas. Regando demais você pode deixar as raízes encharcadas por muito tempo e isso aumenta a probabilidade de fungos acometerem sua planta.

Em regiões e períodos mais quentes, você deverá regar no máximo um dia sim e outro dia não. Em épocas e períodos mais frios, a quantidade de rega pode chegar a apenas uma vez por semana.

Você tem que ir sentindo como sua planta reage, perguntando a jardineiros locais e sempre tentando ponderar muito para não cometer excessos na rega.

Portanto, em regiões mais frias, 1 vez por semana ou quem sabe até 1 vez a cada 2 semanas. Já em regiões mais quentes e períodos mais secos, essa conta pode cair para de 3 em 3 dias ou até mesmo de um dia sim, um dia não. Tudo depende da região e o período que estamos.

As raízes precisam de oxigênio

Além do oxigênio que as raízes precisam para se manterem vivas e saudáveis, a água e a umidade, como já mencionamos, aumentam a incidência de fungos que possam ocorrer em suas raízes.

Vaso e localização

Outra coisa que influência na quantidade de regas é o material do vaso que foi usado e também a localização da planta. Vasos de plástico costumam conservar mais a umidade. Enquanto vasos de barro costumam ficar secos mais rápidos.

Se a planta está dentro de casa, você deverá regar ainda menos, já que a água vai demorar mais para evaporar. Mas se a planta está fora de casa, a rega pode ser um pouco mais constante, já que a água irá evaporar mais rápido.

Forma da rega

A forma da rega também impacta muito na saúde da planta. Se a sua planta fica dentro de casa, a forma de regar ideal é molhar apenas as raízes. Afinal, a água acumulada nas folhas pode prejudicar a sua planta.

Como regar orquídeas

Não deixe água acumulada principalmente na parte central da orquídea, onde costuma-se ficar uma pequena poça de água que pode prejudicar a planta.

Uma maneira legal de regar sua orquídea, se você a planta dentro de casa ou em um lugar perto da torneira, é levá-la a torneira e deixar a água escorrer dentro do vaso.

Segredos para regar as orquídeas

Cuidado para não deixar o jato da torneira muito forte. Quanto mais suave, melhor para a sua planta. Se você deixar apenas um fiozinho de água e ir girando o vaso, já é suficiente para regar sua orquídea.

Se você cultiva sua orquídea na parte externa da casa, pode se arriscar mais e molhar suas folhas, já que provavelmente essa água vai evaporar. Mas lembre-se que a quantidade de regas deve ser limitada.

Hora da rega

A melhor hora para regar a sua orquídea é de manhã ou durante o dia. Como a maioria das orquídeas não levam a luz do sol diretamente em suas folhas e apenas de forma indireta, você pode regar sem problemas.

É até melhor, como já mencionamos. Isso ajuda com que a água possa evaporar e as raízes não fiquem encharcada por muito tempo.

Quando regar a orquídea?

Mas afinal, quando podemos regar a orquídea? O ideal é sentir o substrato com seus dedos e verificar se ele está úmido. Se ainda estiver muito úmido, não precisa regar sua orquídea.

Mas se ele estiver quase ficando seco, ou seja, levemente úmido, é a hora de regar sua orquídea. Vá fazendo dessa forma e você vai descobrir de quantos em quantos dias você normalmente deverá regar sua orquídea.

Se você não quiser melar os dedos de terra, pode enfiar um lápis ou uma madeirinha. Se o lápis ou a madeira voltar limpa, é hora de regar. Já se voltar suja de terra, provavelmente sua terra ainda está úmida e você não precisa regar.

Segredinhos

Segredinhos para as orquídeas

Para aqueles que possam sentir alguma dificuldade em regar as orquídeas. Existe um segredinho que é colocar pedras de gelo, ao invés de regar. Não é o melhor método, na realidade, o melhor método é regar corretamente, como demonstramos no decorrer deste post.

Mas você pode tentar essa outra forma também se sentir dificuldade em regar sua orquídea. Mas lembre-se, se for fazer desta forma, não regue sua orquídea. Coloque apenas 3 pedras de gelo em cima do substrato do vaso nos dias e horários em que você deveria regar sua orquídea.

Uma orquídea saudável sempre floresce

Regue corretamente sua orquídea e faça a adubação correta para que ela floresça e fique de fato linda para que você e todo mundo possa contemplar suas belíssimas flores.

Aprenda como regar orquídeas

Aprenda como regar orquídeas

Dicas e segredos de como regar orquídeas

Como regar orquídeas

Lembrando que há diversos tipos de orquídeas e entre elas, há as suas particularidades. Inclusive esta acima, a orquídea Vanda, gosta mais de água do que outras orquídeas.

Portanto, fique atenta também a espécie de sua orquídea para regá-la da forma correta. Assim você garante resultados ótimos em sua plantinha querida.

Mais dicas com orquídeas

→ como cuidar de orquídea sapatinho

Veja também dicas para cuidar da linda orquídea sapatinho. Tem muita informação interessante que você pode adorar saber também nesse post.

→ como cuidar de orquídea dendrobium

Essa é outra orquídea que também tem suas particularidades especiais. Vale a pena dar uma olhada e conferir mais uma espécie linda de orquídea para você cultivar em casa.

Dicas e segredos de como regar orquídeas

Gostou dessas dicas de como regar orquídeas? Faça sobretudo para garantir resultados ótimos em sua planta e não matar as suas raízes afogadas. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: laidbackgardener.blog tapchoilan.blogspot.com plantinstructions.com orchidbliss.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*