Vamos te dar algumas dicas legais para você descobrir qual o melhor tipo de vaso para plantar. Afinal, nossas plantinhas merecem todo o nosso cuidado.
Se você acha que todo vaso é igual, se engana redondamente. Dependendo do material de seu vaso, ele irá ter características diferentes.
É importante distinguir essas diferenças para que você plante suas plantas da forma correta e diminua as chances de qualquer doença ou mal para a planta.
Qual o melhor tipo de vaso para plantar?
Tudo vai depender do seu estilo de jardinagem, da planta que será plantada e até do clima em que você vive. Veja as dicas e aproveite para aprender mais sobre o assunto.
Vaso de plástico
Os vasos de plástico são ótimos pela sua praticidade. Para plantar mudas, quase sempre é o ideal. Até porque ele facilita na hora da trocar a muda de vaso.
Os vasos de plástico retém mais umidade. Ou seja, vocé precisará regar menos uma planta em um vaso de plástico. Isso se comparar com plantas em vasos de barro ou cimento.
Um ponto bastante negativo do vaso de plástico é que ele proporciona a troca de temperatura muito rápido. E isso é prejudicial principalmente quando deixamos a planta com o vasinho no sol.
Em outras palavras, os vasos de plástico esquentam muito quando estão no sol. Devido a isto, é altamente recomendado que você não regue a planta quando ela estiver no sol.
Se a planta for muito delicada, suas raízes podem ser prejudicadas com a terra ou substrato muito quente. Por isso é preciso tomar cuidado com isso.
Característica
- Retém água
Pontos positivos
- Leve
- Prático
- Barato
- Opções recicláveis
Pontos negativos
- Esquenta muito no sol
- Animais podem derrubar
Vaso de barro
O principal diferença entre os vasos de barro e os vasos de plástico, é que os de barro possuem pequeninas entradas de ar em seu entorno. Isso faz com que as raízes da planta possam respirar melhor.
Por ter esses minúsculos buraquinhos,a areia ou substrato das plantas nestes vasos também secam mais rápido. Ou seja, eles retém menos umidade do que os de plástico.
Um ponto bastante positivo em relação aos vasos de barro é que, ao contrário dos vasos plásticos, eles estabilizam bem a temperatura. Portanto, vasos em lugares que levam muito sol pode ser interesssante que sejam de barro ou cimento.
E o ponto negativo dos vasos de barro é que eles são bastante frágeis. Uma batidinha mais forte e você pode rachar ou quebrar o seu vaso.
Característica
- Não retém água
Pontos positivos
- Facilita a respiração das raízes
- Estabiliza a temperatura
- Estável
- Barato
Pontos negativos
- Frágil
- Pode acumular lodo no exterior com o tempo
- Preço um pouco salgado
Vaso de cimento/concreto
Os vasos de cimento são bem semelhantes aos vasos de barro. Eles possuem as mesmas mini entradinhas de ar e também não mudam tão rápido a temperatura.
Uma característica positiva do vaso de cimento é a sua resistência. Ele é bem mais resistente do que um vaso de barro. Mas o ponto negativo é o seu peso, pois é o vaso mais pesado dos que listamos aqui.
Característica
- Não retém água
Pontos positivos
- Facilita a respiração da planta
- Estabiliza a temperatura
- Estável
- Resistente
Pontos negativos
- Pesado
- Pode acumular lodo no exterior com o tempo
- Preço um pouco salgado
Vaso de metal
Os vasos feitos de metal não são tão recomendados para plantar, mas é possível plantar neles sim. É bem comum usarmos estes vasos sobretudo quando vamos reciclar latas para fazer vasos.
São vasos que também esquentam muito no sol e por isso não são recomendados para ficarem muitos expostos aos raios solares diretamente. Salvo os casos em que são plantas resistentes ao calor, como cactos e suculentas.
Recomendamos que você utilize esses vasinhos mais dentro de casa em plantas que não precisam de luz solar direta.
Em hipótese nenhuma plante em vasinhos de metal sem furos. Estes vasinhos de metal que você vê por aí na verdade são cachepôs. Ou seja, vasinhos feitos apenas para cobrir temporoparietalmente outros vasinhos para uma ocasião especial ou até mesmo para a decoração de sua casa.
Mas ao fazer isto, é necessário estar sempre atenta para que o cachepô de metal sem furos não encha de água e afogue as raízes ao longo das regas.
Característica
- Não é recomendado para climas quentes
Pontos positivos
- Várias opções recicláveis
- Práticos
Pontos negativos
- Esquenta muito no sol
- Animais podem derrubar
Considerações finais
O importante é pegar o vaso que mais pode se adaptar ao que você vai plantar, ao local que vai colocar e ao seu estilo de jardinagem. Se você é alguém mais atenta com as regas, é legal optar pelo barro ou cimento.
Já se você for esquecida para regar, os vasos de plástico podem ser mais úteis, contanto que não fiquem por muito tempo no sol.
Mais dicas com vasos
Depois que você se inspirou nessas dicas para vasos de plantar, certamente você poderá aplicar as dicas em casa também. Inclusive você pode aprimorar a maneira de cuidar da sua planta com o vaso adequado para a sua espécie.
→ decoração com cactos em vasos de barro
Que tal ver esta coleção linda com vasos de barro com cacto são dicas que certamente podem te inspirar muito também.
→ faça vasinhos lindos de cimento
Aprenda como fazer vasinhos de cimento com essa técnica simples e fácil de fazer em casa. Você vai amar!
Gostou de aprender qual o melhor tipo de vaso para plantar? Agora é com você. Escolha o melhor vaso para a sua plantinha e cultive sua queridinha com muito carinho também.
Imagens: www.rdk.ind.br pt.aliexpress.com www.vivadecora.com.br www.magazineluiza.com.br www.bitsandpiecesworld.com
Seja o primeiro a comentar