Mensagens para São João

Como plantar morango: dicas para cultivar

Aprenda de forma simples como plantar morango a partir de sementes. Você vai ver também como cuidar e cultivar morangueiros da forma correta.

Aprenda a plantar morangos

Plantar morango não é uma tarefa simples, mas é totalmente possível. E só não é simples, porque se você for plantar essa frutífera de semente, terá que acompanhar um processo longo e muito cuidadoso, pois as mudas são muito delicadas.

Para quem mora em regiões mais quentes, principalmente no Norte e no Nordeste, plantar morangos vai ser uma tarefa ainda mais difícil, por conta do calor e o sol escaldante. Mas não pense que é impossível! Também dá para plantar e cultivar morangos nessas regiões. Veja as dicas!

Como plantar morango

Primeiro vamos te mostrar como plantar os seus morangueiros. Para isto, vamos precisar das sementes. E para retirar as sementes de morango também tem técnicas. Veja como a seguir!

Substrato para plantar morango

Para fazer um substrato para plantar morangos, é importante que você dê muita importância para deixar a terra airada, colocando uma boa porção de vermiculita.

Em outras palavras, você tem que colocar um bom substrato de drenagem para que a água possa escoar bem e além disto, você tenha uma terra mais granulada e menos compactada.

Como plantar e cultivar morango
Mudas de morango plantadas em vasinhos para berçários
Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Isso também vai facilitar com que as raízes da muda possam crescer com mais facilidade. No frigir dos ovos, quanto mais compactado e duro a terra estiver, mais dificuldade de crescer sua planta enfrentará.

É por isso que você deve prestar muita atenção nesse ponto e fazer um substrato bastante airado para plantar seus morangos.

Adubar a terra com adubos naturais também é muito importante. Isso vai nutrir o solo e vai permitir que os morangueiros tenham nutrientes o bastante para crescerem saudáveis e darem os frutos que tanto esperamos.

Note que você pode plantar morangos em vasinhos menores, fazendo berçários que poderão ser replantados quando a planta crescer. Outra forma de cultivar é plantar diretamente no lugar que os morangos vão crescer.

Aprenda a retirar as sementes de morango

Além de um substrato airado e bem adubado, para plantar os morangos você vai precisar de sementes. Compre as sementes de saquinho ou então retire as sementes de morangos que você comprou na feira.

Morango - Como plantar e cuidar
Sementes de morango

Como você pode perceber, as sementes do morango ficam na superfície de sua casca. Ou seja, para retirar, você vai precisar de um instrumento ou material como um palito de dente, alfinete ou uma agulha.

Como tirar sementes de mornago

Depois que retirar as sementes, você também pode deixá-las secar no sol. Mas cuidado para não colocar em um lugar com muito sol e inutilizar as sementes. O ideal é colocar em um lugar que receba a luz solar, mas não tanta, para não queimar as sementes.

Como plantar as sementes de morango

Plante as sementes de morango sem enterrar na terra. Você só precisa colocar as sementes no lugar que vai cultivar os morangos ou em berçários para depois polvilhar um pouco de terra por cima e pronto.

Ou seja, você só vai colocar uma cama fina de terra sobrepondo as sementes. A medida de 0,5 cm (meio centímetro) já o bastante para que as sementes possam germinar.

Depois de colocar a fina camada de terra por cima, você vai borrifar água e deixar a terra úmida. É importante dizer que não é bom que essa terra fique seca por muito tempo.

É preciso atenção para deixar a terra sempre úmida, apenas com algumas borrifadas, para que as suas as sementes comecem a germinar e começar a crescer as mudinhas.

Como plantar mornago

Com alguns dias, que pode chegar a uma semana, as suas sementes deverão começar a brotar e colocar pra fora as mudinhas de morango. E o cuidado continua. Pois as mudinhas são tão delicadas que até gotas de chuva podem matá-las.

Esse processo de acompanhar as mudinhas é requer bastante atenção. Pois essa planta é de fato extremamente delicada quando é uma simples muda e por isso você poderá ter que ter alguns cuidados especiais para protegê-las de perigos externos do seu quintal ou jardim.

Germinando sementes com guardanapo

Você também pode germinar as sementes com um tuppeware e guardanapos úmidos. Para fazer, basta abrir o guardanapo e acomodar as sementes dentro para fechar novamente.

Depois borrife água por cima do guardanapo junto com as sementes dentro e coloque em um tupperware fechado para manter a umidade. Agora é só colocar em um lugar escuro, como uma gaveta e esperar as sementes germinarem.

Germinando sementes de morango no guardanapo e tupperware

Verifique diariamente para ver se o guardanapo secou. Se secou, borrife água novamente, tampe e guarde. Faça isto até que em alguns dias as sementes comecem a germinar.

Quando começarem a germinar, retire cuidadosamente com uma pinça e plante as sementes já germinadas no substrato que você preparou.

É um método bacana porque nem todas as sementes podem germinar. Fazendo isto você vai poder se dedicar só as que de fato germinaram e podem vir a crescer e se transformar em mudas.

Plantando morangos de maneira criativa

Essa maneira pode ser ainda mais simples e prática para plantar os seus morangos. Se você está com os morangos, pode utilizar partes das cascas ou os próprios morangos (principalmente os estragados e ruins) para plantar.

Dicas para plantar morango

É uma forma muito prática e criativa de plantar morangos. Faça especialmente se você adora fazer esses jeitinhos diferentes de plantar que podem dar super certo!

Dicas para plantar morangos

Quando começar a nascer as mudinhas, como já apontamos, você deverá tomar imenso cuidado para que elas não sofram interferências externas que podem ser mortais.

Gotas de chuva, sol forte e até animais como formigas, gafanhotos, gatos e cachorros podem destruir suas mudinhas de morango. Por isso, é importante tentar manter os vasinhos ou os berçários longe desses perigos para que eles possam crescer lindos e saudáveis.

Sol e iluminação para morangueiros

Esse é um dos pontos mais importantes e que mais você pode ter que tomar cuidado, dependendo da sua região. Se você mora numa região de sol moderado e fraco, provavelmente não terá problemas. Mas se mora numa região de sol forte, aí a história muda de figura.

Morangos são plantar de sol fraco/meia sombra. E as mudas de morango, principalmente, não aguentam nem alguns minutos no sol forte. Ou seja, por um descuido você pode perder todo o seu plantio.

As morangueiras precisam de luz solar plena, mas não uma luz muito forte do sol. Por isso, se você mora numa região em que o sol não vem com muita força em suas plantas, talvez os seus morangueiros possam se adaptar bem ao sol da região e receber a luz solar. Porém, sempre quando estão adultas.

Dicas para plantar morangos

Quando estamos falando de mudas de morango, é bom que você evite muito o sol. O único sol que suas mudinhas poderão receber de forma tranquila é o sol fraco do início da manhã e o sol fraco do fim de tarde.

Uma solução para quem mora no Norte e Nordeste e quer ter uma horta de morangos, é utilizar sombrite ou qualquer outro difusor para diminuir a intensidade do sol em suas mudas e plantinhas mais delicadas, como os seus morangos.

Como plantar mornago

A conclusão é que morangos geralmente se adaptam muito bem a lugares em que só em uma parte do dia pegue na planta algum sol mais fraco e no restante, seja bem iluminado, mas sem luz solar direta, ou seja, meia-sombra.

Outra conclusão é que se você já tem que ter cuidado com o sol em seus morangueiros, terá que ter um cuidado redobrado enquanto suas plantinhas forem apenas mudas.

Umidade e rega para morangos

Morangueiros adoram umidade. É legal tentar deixar a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Para fazer isto, já uma regrinha simples e que você pode fazer em qualquer região do país que dará certo.

Regue sempre que a terra estiver seca. Ou seja, se na sua região a terra seca de um dia para o outro, regue todo dia. Se demora dois ou três dias, regue nos dias em que a terra secar e assim por diante.

Aprenda como plantar morangos

Para saber se a terra está úmida ou seca, basta enfiar o seu dedo na terra e conferir. É uma maneira simples, mas muito eficiente de verificar se o substrato da planta já está seco para que você possa regar novamente.

Berçário de mudas de morango

Uma solução bacana para plantar várias mudas de morango e poder realocá-las para os vasos e recipientes que preferir é fazer um berçário de moranguinhos. Veja como fica incrível!

Aprenda como plantar morangos
Aprenda a plantar morangos

Com bandejas próprias para berçários fica bem fácil de fazer. Mas você também pode utilizar bandejas de ovos, vasinhos pequenos, entre outras ideias interessantes nesse sentido.

Replantio de mudas de morango

O processo de crescimento dos seus morangueiros geralmente é bem lento. Mas ao passar algumas semanas e talvez até meses cuidado direitinho das suas mudas, elas irão crescer e se você plantou em vasinhos ou berçários, essa é a hora de fazer o replantio.

Para tirar as mudas dos vasinhos ou de berçários, é só raspar com uma faquinha as bordas, para eventualmente desgrudar terra e possíveis raízes das bordas e retirar o tufo de terra junto com a muda.

Como plantar e cultivar morango

Talvez você tenha que dar uma batidinhas do lado do vasinho para soltar o tufo de terra das bordas em que ele se encontra. Use esse tufo de terra junto com a muda para plantar onde preferir e continuar a cultivar o seu moranguinho, já um pouco crescidinho.

Como plantar e cultivar morango

Depois que colocou as mudas nos espaços que você organizou para plantá-las, basta cobrir um pouco com mais terra e apertar um pouquinho na superfície do tufo de terra da muda para que ele fique bem conectado com toda a terra inferior e também ao redor.

Regue em seguida borrifando água. Faça isto principalmente para que a terra possa se reagrupar e se firmar em volta dos tufos de terra com as raízes das suas mudas.

Cultivar morango de maneira criativa

Veja algumas maneiras interessantes de cultivar morangueiros de formas bem criativas e práticas. São ideias que certamente poderão te inspirar muito para fazer ideias semelhantes em casa.

Com canos PVC dá para fazer vasinhos bem inusitados e criar uma horta linda com morangos. Ou seja, é mais uma maneira simples, mas muito versátil de cultivar morangos em seu jardim ou quintal.

Plantar morangos de forma criativa

Além de canos PVC, vasinhos estilo jardineiras ficam lindos para criar uma hortinha de morangos em seu lar. É de fato mais uma forma bacana de plantar morangos de maneira criativa.

Plantar morangos de forma criativa

Que tal plantar morangos em pallets de madeira? Essa é outra forma bacana de fazer um cultivo de uma horta de morangos pra lá de bonita e inspiradora. Simplesmente genial essa ideia!

Se você tem dúvida de como plantar em pallets de madeira, veja esse post bacana que fizemos para te mostrar como pode ser simples de fazer cultivos de plantas com esse objeto reciclável.

Plantar morangos de forma criativa

Até latas você pode reutilizar para fazer vasinhos fofos para cultivar morangos. Veja que estes vasos suspensos ficaram bem delicados para fazer uma decoração com moranguinhos em seu jardim.

Sementes de morango

Tronquinhos, calhas… Tem muita ideia bacana para você se inspirar na hora de plantar morangos. Até porque é sempre interessante poder realizar projetos diferentes com hortas orgânicas em casa.

Sementes de morango
Morango sendo cultivado em casa

E é claro que dá para plantar morangos em vasos também. É uma forma que pode ser bem delicada para fazer um arranjo bonito em seu jardim e ter morangos frescos para colher no jardim! Muito legal.

Sementes de morango
Plante morangos em casa

Plante os seus morangos também e deixe todo mundo com água na boca quando visitar o seu jardim. Afinal, como é bom ter uma hora de morangos em nossa casa. Assim todo mundo vai querer te visitar sempre! 😀

Mais ideias de jardinagem

Veja mais algumas dicas que podem te mostrar caminhos criativos na hora de plantar em casa. Até porque ideias práticas e úteis é sempre bacana compartilhar.

→ como plantar girassol

Veja dicas para plantar girassóis em casa. É mais uma planta belíssima para termos em nosso jardim e deixar tudo mais lindo ao redor. Eventualmente você pode estar sempre plantando e contemplando sua flor bela e pomposa.

→ como plantar em cocos

Aprenda também dicas essenciais para plantar em vasos feitos com cocos. Até porque é bem bacana descobrir dicas nesse sentido e fazer criações inusitadas com essas ideias.

Aprenda a plantar morangos

Espero que tenha aprendido tim tim por tim tim como plantar morango. Fizemos esse tutorial com muito carinho e amor para que você possa cultivar seus moranguinhos com muita felicidade também. Boa jardinatem e até as próximas dicas!

Imagens: balconygardenweb.com practicalselfreliance.com discover.hubpages.com www.carousell.sg growlode.com www.espoma.com www.thekiwicountrygirl.com www.thompson-morgan.com savvygardening.com lovelygreens.com www.bloglovin.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*