Vídeo sobre Flores Raras e Exóticas

Como cuidar de suculentas

Vamos te mostrar dicas simples de como cuidar de suculentas. De fato são dicas que podem te ajudar bastante no cultivo das suas meninas lindas.

Como cuidar de suculentas da forma correta

Quem é que não gosta de ter suculentas belíssimas em casa? Afinal, é uma planta fácil de cuidar e que pode favorecer para a decoração paisagística de vários cantinhos de sua casa.

Cuidando das suculentas da forma correta, com toda a certeza você poderá obter resultados bem interessantes e que podem te surpreender um bocado. Confita as dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa.

Como cuidar de suculentas

Apesar das suculentas serem fáceis de cuidar, é preciso que você tenha alguns cuidados básicos para que ela fique sempre saudável e cresça da melhor forma possível.

Não regue em excesso

Geralmente, o excesso de regas mata mais do que a falta delas. Portanto, você precisa sempre priorizar que a terra possa secar, antes de você regar novamente.

Curso para Aprender a Cuidar de Orquídeas

Ou seja, em outras palavras, nunca regue sua suculenta se a terra ainda estiver úmida. Fazendo isto você garante que as regas não atrapalhem o desenvolvimento das suas suculentas.

Como cuidar de suculentas

Na hora de regar, não regue com pouca água. Apesar das regas não poderem ser frequentes, regar com pouca água não vai ajudar sua suculenta. A rega precisa quase que abundante.

As folhas das suculentas são gordinhas porque essa planta absorve toda água e armazena em suas folhas. Portanto, se você não der a água necessária, você também não estará fazendo bem a sua suculenta.

Lindas dicas para cuidar de suculentas

Se estiver plantando em vasos, quando a água começar a escorrer no fundo do vaso, é a hora que você já pode parar. Afinal, você já molhou provavelmente toda a terra que está no vaso.

Suculentas precisam de luz

As suculentas precisam de muita luz. Algumas precisam de luz de sol indireta, outras precisam de luz direta do sol. Mas independente disso, uma coisa é certa, todas as suculentas precisam demais da luz do sol, seja indireta ou direta.

 

Como plantar e cuidar de suculentas

Com isso em mente, note que lugares escuros nunca serão bons para suculentas. Elas precisam de no mínimo uma claridade considerável e isto você só vai conseguir no lado de fora de sua casa ou em janelas que possam receber a luz do sol.

Boa drenagem na terra

Outro ponto essencial para que a sua suculenta possa se desenvolver bem é a terra ou substrato que ela está plantada. É preciso que esse substrato esteja com uma drenagem boa.

Como plantar e cuidar de lindas suculentas

Para conseguir uma boa drenagem você deverá utilizar substratos ou terras que favoreçam isto, como por exemplo areia de construção ou vermiculitaaprenda como usar aqui.

Misturando estes compostos no substrato que você vai preparar para a suculenta, você garante que a água possa escorrer bem e ser drenada para fora do vaso ou para mais fundo na terra.

Plante suculentas em vasos de barro

Se você utiliza vaso para plantar a suculenta, outra dica que pode garantir uma boa drenagem é utilizar vasos de barro ou vasos de cimento. Pois estes vasos retém muito menos água.

Os vasos de plásticos são os piores para plantar suculentas, já que estes vasos retém muita água, o que não é bom para elas.

Replantio de suculentas

Assim que você compra uma muda de suculenta em um vasinho muito pequeno, o ideal é trocá-la de vaso para que ela possa crescer um pouco mais. Apesar de que a maioria das suculentas nunca crescem muito.

No entanto, é bom que ao trocar de vaso e ao colocar a nova areia, você antes precisa lavar a terra. Isso mesmo! Lave a areia que você vai colocar no novo vaso da suculenta.

Lavar a terra é ideal para plantar suculentas, pois elas são muito delicadas e bactérias que possam existir na terra podem facilmente adoecer a planta pelas raízes e você ver a sua suculenta murchar e morrer lentamente.

Plante suculentas em vasos de barro

Como lavar a terra

Para lavar a terra, use deixe a porção do substrato ou da terra que vai usar de molho em um balde ou outro recipiente com água sanitária. Deixe de uma forma que a água sanitária possa empossar toda a terra.

Deixe a terra nesta substância por 24h e então tire a água com a ajuda de uma peneira de pedreiro. O restante da terra úmida você irá colocar no sol por um ou dois dias para que seque bem.

Aprenda como cuidar de suculentas

Retirando a suculenta e preparando o vaso

Depois de lavar, com a terra seca e pronta para o replantio, basta replantar a planta. É bem simples. Com a terra da sua planta seca e sem rega no dia, pegue uma faquinha e passe em toda a borda do vaso para soltar as raízes do vaso que você vai substituir.

Em seguida é só virar o vaso de lado e ir batendo no fundo do vaso com delicadeza para que a planta possa sair com todo o tufo de terra.

Ao retirar a planta com o tufo de terra não é bom mexer nessa areia, pois você pode danificar as raízes. Agora é só plantar no novo vaso que você preparou previamente.

Qual é a hora de regar as suculentas?

O novo vaso precisa estar com uma camada de pedras ou outro pedregulho no fundo, após isto coloque uma manta ou pedaço de tecido. Por fim coloque a areia/substrato que você lavou e prepare um buraco de um tamanho que dê para colocar o tufo de terra da suculenta.

Coloque o tufo de terra da planta no buraco de areia que você fez no vaso e complete com um pouco mais areia. Tente não deixar o vaso com terra até a borda, pois quando você for regar, além de perder terra, a água pode não escoar bem até o fundo do vaso.

Lembrando também que os vasos de barro e de cimento são simplesmente os melhores vasos para plantar suas suculentas. Vasos com cocos também são ótimos. Pense em vasos que escoem bem a água e deixem a terra seca de forma mais rápida. Esses são os melhores vasos para suculentas.

Levando estas dicas em consideração, com toda a certeza você poderá garantir resultados lindos em suas plantinhas também. De fato são dicas essenciais para cuidar de suculentas e mini suculentas.

Como plantar suculentas no coco

Os vasos não precisam ser grandes

Se você ver as raízes de uma suculenta, vai entender que elas não precisam de um vaso muito grande para ficarem saudáveis, belas e bonitas. Isso porque suas raízes são bem pequenas e elas se adaptam bem a vasos menores.

É por isso que ao replantar suas suculentas, não precisa escolher vasos enormes. Vasos médios e pequenos são o bastante para ter suculentas lindas e saudáveis em sua casa.

Plante suculentas em vasos de barro

É importante sempre lembrar que vasos com materiais como cimento e barro são sempre os melhores para plantar suculentas. Portanto, opte sempre por vasos assim para plantar suas plantinhas dessa família.

Mais dicas legais

Veja mais dicas que podem te ajudar no cultivo das suas suculentas em casa. Até porque é sempre bom estar atenta a mais dicas úteis para cuidar das nossas meninas!

→ como deixar as suculentas coloridas

Veja dicas incríveis de como deixar as suculentas coloridas através de dicas simples. É mais uma sugestão maravilhosa para garantir a saúde e uma linda coloração em suas suculentas.

→ como plantar suculentas em troncos

Aprenda como plantar suculentas em troncos de maneira super prática e que pode ficar incrível em sua casa. Certamente você vai se apaixonar por essa dica também.

Como plantar e cuidar de suculentas

Gostou desses segredinhos de como cuidar de suculentas? Dessa maneira poderá ser ainda mais legal ter as suas suculentas felizes e lindas em seu jardim. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.bioadvanced.com paisleybowtique.com westcoastgardens.ca playaflowers.com www.dicaspraticas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*