Comprei uma orquídea! Como cuidar?

Muita gente se pergunta: -Comprei uma orquídea! Como cuidar? Vamos te mostrar técnicas simples para você cuidar bem da sua orquídea.

Comprei uma orquídea! Como cuidar?

Para ter orquídeas saudáveis não é difícil. No entanto, é preciso atenção e alguns cuidados básicos para manter sua planta sempre bem e com saúde.

E o mais bacana é que assim como as orquídeas são lindas, elas também são tranquilas de cuidar. Veja como deixar as suas sempre com cores bem vivas e vibrantes.

Comprei uma orquídea! Como cuidar?

Veja os aspectos que você tem que se preocupar para cuidar bem de uma orquídea: localização, iluminação, regas, substrato, vaso e adubação. Em cada uma dessas características, trouxemos uma explicação legal para você.

Localização

Esse é um dos principais pontos para ter uma orquídea saudável. A grande maioria das orquídeas que cultivamos aqui no Brasil não podem receber luz do sol direta.

Portanto, você tem que colocar sua orquídea em um local que ela só recebe luz do sol indireta. Ou seja, aquela luminosidade de sombra, apenas.

Se a sua orquídea receber sol, provavelmente as folhas sofreram queimaduras graves. Então, para que nunca aconteça isso. Proteja bem a sua orquídea da iluminação direta do sol.

Comprei uma orquídea! Como cuidar?

Iluminação

Apesar da orquídea não poder receber luz do sol diretamente, a planta não pode ficar em um lugar escuro. E isso geralmente pode acontecer quando cultivamos a nossas orquídeas dentro de casa.

Para que isto não aconteça, se estiver cuidando dela dentro de casa, coloque-a em um lugar muito bem iluminado pela luz do sol. Porque nenhuma luz artificial pode substituir a luz solar.

É melhor ainda se você encontrar um cantinho na área externa da sua casa que não bata sol nunca diretamente. Se achou um lugar como esta, sua orquídea pode se adaptar e ficar muito saudável neste local.

Como e quando regar

As orquídeas gostam de umidade. Mas isto não pode acontecer em excesso. A quantidade de regas por semana vai depender da região e da estação do ano em que estamos. No entanto, tem uma regrinha básica para você saber se deve ou não regar uma orquídea.

A regra é a seguinte: sempre que o substrato estiver quase seco, é a hora de regar a orquídea. Ou seja, quando você tocar no substrato e eles estiver quase secando, você deverá regar novamente as raízes de sua orquídea.

Truques e segredos de como molhar orquídeas

Você pode regar as folhas também, mas é o importante mesmo é regar as raízes. Regue com água corrente, regando com um regador até que a água saia pelo fundo do vaso.

Outra opção é levar o vaso para uma torneira e regar diretamente com a água passando devagar por suas raízes. Se você quiser regar com ainda mais cuidado, pode também retirar o cloro da água antes de regar.

Melhores substratos

Os melhores substratos para regar orquídeas são casca de pinus, esfagno, casca de arroz carbonizada, chips de coco, fibra de coco e brita. Neste post do Dicas Práticas tem mais detalhes sobre cada um e como utilizá-los.

Truques e segredos de como molhar orquídeas

Melhores vasos

Em sua maioria, há dois tipos de vasos: aqueles que retém mais água e aqueles que retém menos água. Vasos de plástico ou vidro retém muita água, enquanto vasos de barro, cimento ou vasos de coco, retém menos água.

E por isso, o melhor vaso vai depender do seu estilo de rega. Se você é uma pessoa mais atenta, que está sempre regando as orquídeas, pode ser melhor um vaso que retenha menos água, com de barro, cimento ou coco.

Mas se você é uma pessoa que rega menos e que esquece mais de estar molhando suas plantas, os vasos de plástico, que retém mais água, pode ser legal para você, pois a umidade ficará por um pouco mais de tempo por lá.

Como cuidar de orquídea

Adubo

Para fazer sua adubação da maneira orgânica você pode utilizar torta de mamona, farinha de osso e bokashi, por exemplo. Nesse caso você terá que adubar mais vezes e para cultivar dentro de casa, pode não ser a opção ideal, já que podem exalar odores ao passar do tempo.

Para cuidar dentro de casa, adubos sintéticos são os ideais. E há diversos no mercado. Procure em um Garden, Loja de Plantas ou Sementeiras em sua cidade adubos químicos e realize a adubação seguindo as instruções do fabricante.

Outra opção é comprar um adubo especial para orquídeas aqui pela internet. Tem diversas opções legais que podem suprir com nutrientes as carências de suas orquídeas.

Orquídeas Vanda na árvore

Não deixe de adubar

Seja qual for a sua escolha, não deixe de adubar. Lembre-se que o vaso não é o habitat natural de uma orquídea. Na natureza ela fica em troncos de árvores e conseguem captar nutrientes daquela forma.

No cultivo caseiro é preciso dar os nutrientes para que ela cresça de maneira saudável e forte. É imprescindível fazer isto para que você tenha sucesso no cultivo de usa orquídea.

Mais dicas para orquídeas

→ como cuidar de orquídea sapatinho

Veja também como cultivar orquídeas sapatinho. Você vai amar aprender como é fácil cuidar dessa linda planta em casa.

→ como cuidar de orquídea chocolate

Tem também estas dicas para você deixar sua orquídea chocolate maravilhosa e saudável. É outro guia completo que você pode amar.

Como cuidar de orquídea

Agora que você comprou ou ganhou uma orquídea, mas já sabe cuidar dela da maneira correta, vai ficar fácil deixar a casa ainda mais linda com a ajuda das suas queridinhas. Beijos, boa jardinagem e até as próximas dicas!

Imagens: www.aliexpress.com www.jardineiro.net www.dicaspraticas.com.br

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*